Em palestra na UFMG, James Green, ex-cientista-chefe da Nasa, relata suas experiências na agência espacial
O ex-cientista-chefe da Nasa James Green fará uma palestra na UFMG nesta sexta-feira, dia 17, com o tema Nasa’s tourney through our Solar System: revealing secrets of the planets (em tradução livre, A jornada da Nasa pelo nosso Sistema Solar: revelando segredos dos planetas). O evento terá lugar no auditório principal da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, a partir das 14h. Os ingressos, gratuitos, estão disponíveis na plataforma Sympla.
Aposentado, o doutor em Física Espacial pela Universidade de Iowa atua hoje como educador. Ministrando aulas e palestras ao redor do mundo, ensina estudantes sobre o espaço e sobre ciência planetária. Durante a palestra na Universidade, ele contará histórias de bastidores, lições sobre gestão de grandes missões científicas e visões sobre o futuro da exploração espacial.
Referência internacional
Ao longo dos 42 anos de carreira, James Green chefiou o Centro Nacional de Dados de Ciência Espacial no Centro de Voos Espaciais Goddard, o Escritório de Operações de Dados de Ciência Espacial e o Escritório de Apoio a Propostas Científicas. Green escreveu cerca de 250 artigos, científicos e populares.
Ele teve participação decisiva em programas históricos da agência especial, como a missão New horizons, a sonda Juno e o pouso do robô Curiosity. O cientista também foi responsável por desenvolver a primeira internet da Nasa, a Space Physics Analysis Network (Span), tecnologia que facilitava a comunicação imediata para o cientista espacial. Ele também contribuiu com a operação contínua da Mars odyssey e das sondas Spirit e Opportunity. Em 2017, o asteroide 25913 foi renomeado Jamesgreeen em sua homenagem.
Em reconhecimento às suas contribuições para a ciência aeroespacial, Green recebeu a Medalha de Conquista Excepcional, por conta da missão NewHorizons, e o Prêmio Arthur S. Flemming, por serviços federais excepcionais. Ele também foi condecorado com a Medalha de Serviço Distinto da Nasa, a mais alta honraria da agência espacial.
