ICEx sedia simpósio sobre uso responsável de IA na saúde; submissões podem ser feitas até 16 de junho
Em setembro, o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) vai abrigar o terceiro simpósio do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CI-IA Saúde), com o tema IA responsável na saúde – da pesquisa à prática clínica. O objetivo é fomentar a discussão sobre o uso ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) na solução de importantes questões na área da saúde, buscando promover, de maneira inclusiva e eficiente, o bem-estar da população.
Na ocasião, pesquisadores, profissionais da saúde, desenvolvedores de tecnologia e gestores vão se reunir para discutir os avanços científicos e os desafios éticos, regulatórios e práticos envolvidos na transição da pesquisa em IA para a sua implementação segura e eficaz na prática clínica. As inscrições e submissões de trabalhos foram prorrogadas para até 16 de junho, segunda-feira.
Submissões
Estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores, empresas e startups podem se inscrever e submeter seus trabalhos para o simpósio por meio da modalidade "resumo expandido" (com o máximo de 3 páginas). O trabalho será apresentado no formato pôster. O resumo pode conter relatos de experiências e resultados preliminares ou parciais de estudos científicos.
Os trabalhos poderão ser submetidos em português ou inglês e devem seguir a formatação e o template especificados no edital. Todos serão avaliados por dois revisores especialistas na área temática correspondente – são 13 tópicos de interesse, que englobam temas atuais. Os selecionados serão notificados em 4 de agosto.
A inscrição e a submissão de trabalhos são gratuitas. Serão emitidos certificados para os trabalhos aprovados, os quais serão apresentados no simpósio por seus respectivos autores nos dias 25 e 26 de setembro. Os resumos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do 3º Simpósio do CI-IA Saúde da UFMG.
As inscrições para participar do simpósio, propriamente, podem ser efetuadas até o dia 23 de setembro.
Educação e difusão do conhecimento
Com sede na UFMG, o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CI-IA Saúde) atua no desenvolvimento de soluções avançadas de inteligência artificial para aprimorar o diagnóstico, o tratamento e a gestão da saúde. A instituição também atua para promover a educação em saúde digital por meio de mídias sociais, cursos e eventos; seu público-alvo abrange desde a população em geral até os profissionais de saúde que ainda não utilizam ferramentas computacionais.
O centro de inovação da UFMG trabalha com pesquisas e desenvolvimento de soluções avançadas de inteligência artificial (IA) capazes de auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças, além de orientar gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde. Esses avanços possibilitam a otimização dos recursos e a melhora da atenção à saúde da população no Brasil.
