‘Confluência de mundos’: oficina reflete sobre os diferentes modos de existir
Há diversas formas de viver e existir. Entretanto, o mundo ocidental eurocêntrico se apresenta como universal, sobrepondo-se a diferentes realidades, territórios, relações e saberes. Para compreender a diversidade de perspectivas que permeia o cosmos, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no próximo domingo, 18 de maio, a partir das 15h, a oficina Confluência de mundos. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos. Serão disponibilizadas 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada. Os ingressos estarão disponíveis na recepção do museu, a partir das 13h.
Com o objetivo de estimular reflexões críticas sobre o que é considerado universal, Confluência de mundos baseia-se nos saberes afro-indígenas, que permitem conhecer modos de existir singulares e a pensar sobre a confluência de mundos distintos. A oficina resgata a exposição Mundos indígenas, que esteve no Espaço do Conhecimento de 2019 a 2023 e apresentou conceitos dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop. Dessa vez, as reflexões são baseadas nas ideias de Ailton Krenak e Nego Bispo, presentes na exposição de longa duração Demasiado humano.
A oficina integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), neste ano, com o tema O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação.
